quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A terceira etapa.....






Fiquei por um tempo sem postar, devido à um longo período de turbulência, não somente em minha vida mas também presumo na vida dos artistas do Valores de Minas.
O nosso espetáculo- "O herói e a armadura"- foi maravilhoso, recebemos ótimas críticas, e melhor ainda foi estar lá, no elenco, nos expressando através do palco. Confesso que nem tudo foram flores, mas sim um árduo trabalho para qual nos esforçamos e nos orgulhamos quando vemos o resultado. Fizemos inclusive um espetáculo extra no ultimo dia!!

O espetáculo foi um espetáculo.........





domingo, 19 de setembro de 2010

Os sete pecados capitais..... pesquisa

Todo mundo, um dia, já caiu na tentação. Seja a de comer demais, cobiçar o bem alheio, envaidecer-se de algo a ponto de alardear suas conquistas aos quatro cantos do mundo. Ou passar um dia inteiro deitado, sem fazer nada; entregar-se aos prazeres descompromissados do sexo, esconder dinheiro para não emprestar, enraivecer-se a ponto de disparar socos e pontapés. Para cada um desses excessos, há um nome. Juntos, eles compõem os sete pecados capitais, descritos pela primeira vez no fim do século 7, quando o papa Gregório fez uma lista das sete piores paixões humanas.
Apesar de nomeados pela Igreja Católica, soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria são vícios malvistos por várias sociedades, antes mesmo que Jesus Cristo fundasse a nova religião.
Na mitologia greco-romana, são temas passíveis da fúria dos deuses, que, mesmo do alto da majestade olímpica, também não estavam incólumes às paixões humanas. O budismo ensina a se desapegar dos desejos corporais e, para o hinduísmo, a avareza é um mal destruidor. Mesmo os agnósticos não deixam de torcer o nariz para os vícios que, moralmente, nos parecem mais odiosos, como o ócio ou o orgulho desenfreado.
A ciência, porém, veio nos redimir de todas as nossas culpas. Psicólogos sociais estão debruçados sobre a origem dos pecados capitais. Neurologistas já descobriram que a chave para muitos dos sentimentos considerados ruins está na fisiologia do cérebro. Pesquisadores mostram que um vício pode ser, muitas vezes, o jeito que o ser humano encontra para sobreviver, o que Charles Darwin chamaria de pura evolução.
PREGUIÇA
Não se engane com a preguiça, ela pouco tem a ver com a moleza ou a momentânea falta de vontade de fazer algo. Ela é muito mais forte e um de seus poderes é deixar a vida vazia, sem sentido. Por isso, dos sete pecados capitais, talvez ela seja a mais dolorosa, sofrida e destrutiva. A acedia, como também é conhecida, é o enfraquecimento da alma, que nos afasta da realidade e de nós mesmos.
“O pecado da preguiça é uma letargia que aos poucos suga a vida ou deixa um vazio no espírito. É caracterizado pela falta de paixão, de vontade e de motivação que nos leva à melancolia, à apatia e à indiferença”, explica Claude Barbre, psicólogo e professor da Escola de Psicologia Profissional de Chicago. Na Idade Média, ter esse sentimento de não querer mais viver era um verdadeiro suplício para os religiosos. Ninguém conseguia entender como era possível fazer uma recusa tão amarga e avassaladora de aproveitar a vida.
Quando esse pecado chega, ele pode ser avassalador. Nos sentimos perdidos em um enorme vazio e poucas coisas fazem sentido ao atingirmos a depressão espiritual. Do ponto de vista psicológico, a acedia geralmente vem acompanhada de desordens narcisistas em que faltam para a pessoa fontes internas de conforto e consolo para sua existência. “É uma turbulência da mente, um distúrbio de si mesmo. Também pode se manifestar hoje em dia nas nossas questões contemporâneas e fissuras interpessoais”, comenta o psicólogo americano.
A preguiça, porém, também pode ser positiva. Ela pode funcionar como um alerta de que precisamos reanimar nossa capacidade de amar. Está aí a principal diferença entre esse pecado e a depressão clínica. “De acordo com os primeiros ascéticos, isso queria dizer que, quando não tínhamos nada para nos fazer levantar, éramos jogados de volta à nossa essência. E, com isso, uma nova consciência poderia surgir e falar conosco quando todos os limites desapareciam. Essa perda pode nos fazer encontrar uma nova motivação e um sentido mais profundo para a vida”, diz o psicólogo.

A preguiça......

É tempo de construção de cenas, muito trabalho e muitas pesquisas a serem feitas. Estamos trabalhando os 7 pecados dentro do tema mitologia, e o teatro está com o tema preguiça. Para falar sobre a preguiça, primeiro devemos nos olhar no espelho. É obvio que todos nós em algum momento vamos ter preguiça de alguma coisa, uns mais outros menos, mas todos temos, eu por exemplo tenho preguiça desse blog e sei que provavelmente as pessoas não vão ler ( se você está lendo isso com certeza entrou aqui por engano, ou é um vencedor por não ter preguiça de estar lendo), mas de qualquer forma, a preguiça é um estado de inércia completamente prejudicial a qualquer ser.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Depois do espetáculo....

Vem o fascínio, a admiração. É assim que me senti depois de chegar de um espetáculo do Grupo Corpo (imã), efeito causado por sua dança contemporânea, saltos perfeitos e movimentos simétricos. Pude senti toda aquela energia que faz o público não querer mais ir embora, simplesmente não tenho palavras para descrever o quão incrível foi esse espetáculo.
Tenho somente uma consideração a fazer: o público tem que aprender a ser platéia, tudo isso influencia, no espetáculo. Inclusive as pessoas devem deixar de relacionar o corpo humano somente como um símbolo sexual, e sim uma obra de arte!

grupo Corpo



Fundado em Belo Horizonte, em 1975, o Grupo Corpo é uma companhia de dança contemporânea, eminentemente brasileira em suas criações. Sua carreira vem sendo marcada por sucessivas metamorfoses, mas sempre norteada por três preocupações: a definição de uma identidade, vinculada a uma idéia de cultura nacional (com toda a fluidez que isso implica); a continuidade do trabalho, pensado a longo prazo; e a integridade na sustentação de padrões autoimpostos de elaboração.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ítaca - Konstantinos Kaváfis

Se partires um dia rumo a Ítaca faze
votos de que o caminho seja longo,
repleto de aventuras, repleto de saber.
Nem Lestrigões nem os Ciclopes
nem o colérico Posídon te intimidem;
eles no teu caminho jamais encontrará
se altivo for teu pensamento, se sutil
emoção teu corpo e teu espírito tocar.
Nem Lestrigões nem os Ciclopes
nem o bravio Posídon hás de ver,
se tu mesmo não os levares dentro da alma,
se tua alma não os puser diante de ti.

Faz votos de que o caminho seja longo.
Numerosas serão as manhãs de verão
nas quais, com que prazer, com que alegria,
tu hás de entrar pela primeira vez um porto
para correr as lojas dos fenícios
e belas mercancias adquirir:
madrepérolas, corais, âmbares, ébanos,
e perfumes sensuais de toda a espécie,
quanto houver de aromas deleitosos.
A muitas cidades do Egito peregrina
para aprender, para aprender dos doutos.

Tem todo o tempo Ítaca na mente.
Estás predestinado a ali chegar.
Mas não apresses a viagem nunca.
Melhor muitos anos levares de jornada
e fundeares na ilha velho enfim,
rico de quanto ganhaste no caminho,
sem esperar riquezas que Ítaca te desse.
Uma bela viagem deu-te Ítaca.
Sem ela não te ponhas a caminho.
Mais do que isso não lhe cumpre dar-te.

Ítaca não te iludiu, se a achas pobre.
Tu te tornaste sábio, um homem de experiência,
e agora sabes o que significam Ítacas.

sábado, 21 de agosto de 2010

Dia de apresentação

Chega o tão esperado dia de a apresentação que ensaiamos essa semana, mas antes disso ainda temos... ensaio. Passamos a cena três vezes, além de todos os aquecimentos.
Fomos então nos preparar para a cena, a Cynthia fazia estranhos penteados nas meninas e todos maquiavam-se. Logo após aproveitei o curto intervalo de tempo para meditar um pouco para conseguir manter a concentração durante a cena.
Já em roda, preparados para a cena, a Cynthia passou um líquido, uma mistura, denominado "sangue artificial" para as garotas que seriam "bruxas". A concentração era total, pois é em cena que somos cobrados. No teatro jamais dois mais dois será quatro... E que os deuses do teatro nos protejam, se consequentemente, fizermos por merecer.
Fim de cena. Aplausos. Nos reunimos na sala de teatro, onde vieram a Fafá, a Cynthia e a Samira para os comentários. A cena foi boa mas poderia ter sido melhor!!

EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO!!!
(diário de bordo, sexta- feira, dia 20/08)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Fala comigo como a chuva"











Simplesmente não tenho palavras para definir o quanto esse espetáculo me emocionou. Envolveu-me de tal forma que compreendi a dor da personagem, o conflito proposto foi impactante, não é algo que eu consiga expor aqui, mas ao assistir qualquer um saberia o que eu estou tentando ressaltar.
Amor, sexo, conflitos, romantismo, sofrimento, enfim... vida cotidiana de um casal em crise!! É para se emocionar de verdade!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vivendo e aprendendo




Ouço uma voz ,ouço um ruído
Não consigo ver, apenas escuto
Tenho muito medo...
Mas é apenas a voz da razão, a voz
do juízo, me trazendo de volta
para a realidade, sempre que for preciso;


Sonhando acordado
Ninguém pode lhe dizer
O que é certo, ou errado
Tem que ter experiência
Confiar no destino
Aprender a andar com as própías pernas
Pra poder trilhar o seu caminho


E assim é a vida que vamos vivendo
Um dia sonhando;
Outro dia sofrendo
Aprendendo com os própios erros
Alguém querendo ser
Quem não luta pelo o que quer
Ainda não sabe viver
(texto de autoria própia)
Estou muito feliz pela volta do Leo as nossas aulas, já estava com saudade. Mas venho dizer também que o pessoal do teatro, tarde, não estão sabendo aproveitar essas aulas que deveriam ser muito melhores que são. Somos um grupo e devemos agir como tal, não devemos provocar tamanho desgaste em nossos professores, sem contar a quantidade de vezes que fomos comparados à turma da manhã, e isso não é legal. Vamos colaborar galera!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Apresentação na cidade administrativa


Todos correndo,lugares marcados, em posição. O ensaio final havia muita ansiendade.
Enquanto esperávamos para nos apresentar tentávamos relaxar, cada um da sua maneira. Meu coração estava a mil por hora, não era pra menos pois estavam nos presigiando figuras ilustres.
E as portas foram abertas, todos correndo completamente surpresos com tamanha beleza, a sincronia de grupo fazia-se presente todo o tempo, a platéia também surpreendeu-se conosco.
Tenho um segredo pra contar: foi MA-RA-VI-LHO-SO!!!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dia de "Palco Aberto"

Simplesmente incrível as apresentações de hoje. A dança, a música, amei todos, observei também os grupos de dança que foram se apresentar no valores, o grupo do tango por exemplo impresionou-me de tal forma que não tenho palavras para descrever aquela apresentação, a postura de todos os dançarinos realmente me impresionou, a sincronia do grupo foi espetacular.
Também não posso deixar de falar do grupo Tralha, as crianças que faziam as incríveis acrobacias realmente conquistaram o público, na verdade todas as atrações estavam muito boas. Somente quem estava presente pode presenciar este evento surpreendente!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Aniversário da Cynthia

Hoje é aniversário da Cynthia, parabéns pra ela! Mas nao foi somente festa nao, também tivemos que aperfeiçoar nossa cena que vamos apresentar no "palco aberto" na quinta- feira. Estou muito empolgada já que vamos interpretar a adaptaçao da cena de Nelson Rodrigues, Valsa numero 6.

sábado, 3 de julho de 2010

CALMA, GALERA !!!

Ainda não terminei a cena, mas acredito que ficará muito boa. Venho lembrar que esta é apenas uma sugestão, e estamos abertos a novas ideias!!!!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O monstro, o medo e as palavras

Faço o bom uso das palavras para contar uma
história ou expressar um sentimento, mas hoje farei ambos
Nada posso dizer de o mundo que cerca-me
mesmo se fosse de meu feitio não conseguiria, jamais ousaria
pra mim basta, o constante conflito que mantenho
comigo mesma
A cada dia o meu conflito cresce, o meu medo cresce
cresce a ponto de não reconhecer mais quem sou,
embora saiba que continuo sendo a mesma pessoa
um pouco modificada
Grande, assustador e está posicionado em minha direçao
no ápice de sua eclosão, tem como objetivo principal aterrorizar
alimenta-se de desistência
alegra-se ao me ver fracassar
Apresento-lhes, senhores, o monstro
o meu monstro
que faz jus a sua incumbência
Mas não cabe a mim explica-lo
não tenho, nem com um milhão de palavras, essa capacidade
diante da complexidade de suas definições
Posso fugir, ou posso lutar
eu fugi, e continuo fugindo hoje, amanhã e sempre
eu lutei, e continuo lutando todos os dias da minha vida
Perdida em mim mesma, encontro as respostas
entre essas fugas e lutas.
Não posso simplesmente, com um ponto final,
encerrar aqui, pois enquanto eu viver
essa história não tem fim.
( texto de autoria própia)
Estamos trabalhando a construção do herói, envolvendo medo, entre outras coisas. Na verdade quando escrevi essa poesia estava muito inspirada, o teatro é muito inspirador para mim. Trabalhar com arte realmente me facina e surpreende a cada dia!